Crítica: Mufasa – O Rei Leão

Mufasa, um filhote órfão, perdido e sozinho, conhece um simpático leão chamado Taka, herdeiro de uma linhagem real. O encontro ao acaso dá início a uma grande jornada de um grupo extraordinário de deslocados em busca de seu destino, além de revelar a ascensão de um dos maiores reis das Terras do Orgulho.

Nossa Opinião:

Talvez essa seja uma crítica muito difícil para mim. Preciso assumir que há, da minha parte, uma enorme resistência a essa animação ultra-realista. Sinto muito a falta das expressões faciais que tornaram os desenhos clássicos da Walt Disney Animation Studios tão facilmente reconhecíveis.

Acho que tenho aceitar que essa tecnologia veio para ficar e que ela de alguma forma se comunica com as gerações mais jovens. A curiosidade por animais sempre chamou a atenção de crianças e sempre será um ativo para os grandes estúdios de cinema.

Por mais que eu seja saudoso pela animação tradicional, Mufasa assim como foi o remake anterior do Rei Leão é a consolidação dessa nova tecnologia na animação. Sim, ela hoje está limitada, pois mesmo sendo a perfeita representação da realidade, ainda passa a sensação do vale da estranheza. A partir do momento em que essa tecnologia trouxer essas características humanas nessas feições teremos alcançado um novo patamar na animação.

E isso pode estar mais próximo do que se espera: Lilo & Stitch tem estreia programada para 2025. Mas como isso funciona em Mufasa? Pois bem, aqui temos não só um prequel com personagens carismáticos do Rei Leão mas a implementação de um narrador para auxiliar no desenvolvimento da trama que é algo muito bem vindo.

Mufasa é uma história própria, que funciona muito bem independentemente do filme anterior. Com uma história cheia de reviravoltas, talvez os menores não entendam o que está acontecendo com os personagens. O roteiro por mais que tenha sido adaptado para um filme familiar toca em pontos que eu acredito que só a maturidade possa explicar. É uma obra prima em tecnologia, tem uma história boa (tendo essa ressalva que disse antes) e deve ser visto em cinemas de altíssima qualidade como é o IMAX. A recomendação para ver no cinema é garantida.