
Pode parecer um pouco tarde para fazer uma crítica sobre o programa, uma vez que até o momento que escrevo esse texto, faltam apenas dois episódios para o fim da primeira temporada. E uma temporada que foi na sua maioria de um sucesso estrondoso. Foram inúmeros acertos que devem com certeza garantir a continuidade do formato no país.

Apresentador(a) Carismático(a) – Grag Queen

Grag Queen (Gregory Crescencio da Silva Mohd), vencedor da primeira edição do programa “Queen of the Universe“, uma competição de canto feito com Drag Queens do Mundo todo. Segundo sua página na Wikipedia, a Diva relata ter sido criado dentro de igreja evangélica e contou sobre os sofrimentos de ter passado por algumas sessões de terapia de reorientação sexual, promovidas pela religião.
Seu incrível dom musical e um carisma contagiante e um humor debochado faz dele o pilar principal do evento que é o Drag Race Brasil. Mesmo contando com Bruna Braga e Dudu Bertholini como jurados fixos da atração, Grag rouba a cena do programa.
Como foi publicado na mídia, houve uma caçada para quem iria apresentar do formato (Até a Xuxa foi levantada como possível apresentadora, mas acabou sendo efetivada no Caravana das Drags) e nada aparecia agradar a produção da MTV/Paramount/WOW Productions. Grag foi um verdadeiro achado. Deu tão certo, que a Drag vai ganhar mais um programa seu no Streaming da Produtora do programa o WOW Presents +, o Grag <3 Drag.

Casting Diferenciado

Sem um bom elenco, o programa não funciona. Isso é fato. Talvez seja esse o fator fundamental para realities de competição como esse precisem para funcionar. Por isso muitos fãs do formato original, temiam que se a escolha não fosse bem feita o formato não decolasse no país. Os fãs sabem que existem temporadas do Drag Race original do Rupaul que foram completamente esquecíveis.
O que vai fazer a diferença é se utilizar dessa plataforma para destacar o seu talento pessoal. Isso é um desafio duplo. Sim, porque o formato já mostrou que só vencer o programa não é garantia de sucesso pós programa. O elenco original de concorrentes do programa é formado por Betina Polaroid, Hellena Malditta, Miranda Lebrão, Organzza, Shannon Skarllet, Naza, Dallas de Vil, Rubi Ocean, Aquarela, Melusine Sparkle, Tristan Soledade e Diva More.
Padrão de Produção

A MTV/Paramount desenvolveu um estúdio (um Hub) para realizar as produções da WOW Productions. Localizado na Colombia, a TIS Productions faz não só a versão Brasileira, como a Alemã e a Mexicana do Formato. A escolha do estúdio de Bogotá é claramente por uma questão de qualidade / custo para uma produção como essa. Não será nenhuma surpresa se mais locais vierem a adotar o estúdio para suas futuras edições.
Resumindo
O Programa está estabelecido. Foi muito divertido acompanhar essa saga, mesmo que ele não tenha sido uma unanimidade (o desafio do Roast foi uma vergonha alheia que só. Está devendo até agora) ele está pronto para novas edições. Foi um ótimo começo e acredito que terá uma longa vida pela frente. Sucesso Drag Race Brasil! O Programa pode ser visto pelo Paramount + no Brasil e pelo resto do mundo pelo WOW Presents +.