Crítica: Barbie

 

Depois de ser expulsa da Barbieland por ser uma boneca de aparência menos do que perfeita, Barbie parte para o mundo humano em busca da verdadeira felicidade.

Viver na Barbielândia é ser perfeito e estar no lugar perfeito. A menos que você entre em uma crise existencial total. Ou que você seja um Ken.

Dirigido pela roteirista e cineasta indicada ao Oscar, Greta Gerwig (“Adoráveis Mulheres”, “Lady Bird: A Hora de Voar”), Barbie é estrelado pelos atores indicados ao Oscar, Margot Robbie (“O Escândalo”, “Eu, Tonya”) e Ryan Gosling (“La La Land – Cantando Estações”, “Half Nelson – Encurralados”), como Barbie e Ken, ao lado de America Ferrera (“Fim de Turno”, a franquia “Como Treinar Seu Dragão”), Kate McKinnon (“O Escândalo”, “Yesterday”), Michael Cera (“Scott Pilgrim Contra o Mundo”, “Juno”), Ariana Greenblatt (“Vingadores: Guerra Infinita”, “65”), Issa Rae (“A Fotografia”, série “Insecure”), Rhea Perlman (“Reaprendendo a Amar”, “Matilda”) e Will Ferrell (Tudo por um Furo, “O Âncora: A Lenda de Ron Burgundy”, “Ricky Bobby, a Toda Velocidade”). 

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=pBk4NYhWNMM]

Nossa Opinião:

Eu não tinha expectativa nenhuma sobre esse filme para ser muito honesto e fui surprendido. Algumas boa piadas de referência e boas músicas na trilha fizeram que esse simples filme de férias se tornasse em verdadeiro momento de reflexão para o feminismo pós-moderno. Para isso, o icone da mulher perfeita começa a viver a experiência humana e se questionar seu lugar no mundo.

Nunca imaginei que esse filme que eu imaginei ser um filme infantil iria questionar tanto o papel da mulher no mundo e sobre o patriarcado além de poder rir de si mesma (das Barbies vendidas com os mais diferentes temas pela Mattel com o objetivo de lucro até aquelas que nunca mais foram vendidas).

Não quero dar muitos detalhes do filme para não estragar a surpresa que esse filme foi para mim e com certeza vai ser para que for assistir. Enfim chegamos a recomendação desse filme. E nisso eu me encontro um pouco perdido. Esse é um filme para mulheres seja qual seja sua idade (acredito até que seja para mulheres mais moças para entender o seu papel nesse mundo).

Acredito que os garotos no geral não vão curtir muito. Quanto aos namorados que vão levar suas amadas para assistir eu digo: Tentem aproveitar. Aos pais de meninas eu já digo que prestem atenção ao filme. Absorvam para poder ajudar as suas crianças nesses tempos doidos que vivemos.