Quizes e Testes Sempre uma coisa nova para você. Só clicar.

Por uma internet mais alfabetizada…

errar1

Estou longe de ser um professor Pasquale, mas me sinto alfabetizada o suficiente para corrigir VOCÊ que parece que fugiu da escola. Simplismente não dá! Então aí lá vai a primeira lição, é simplEsmente, basta acrescentar o sufixo –‘mente’. Por que vocês insistem em mudar a vogal, gente?

Vamos a algumas regrinhas básicas:

-MIM ALÉM DE NÃO CONJUGAR VERBO SE ESCREVE COM M NO FINAL. PO**A!

-Mal é antônimo de Bem. Mau é oposto de Bom. Então quando pintar a dúvida de qual usar, é só substituir e ver qual faz sentido no contexto.

-MAS é uma conjunção adversativa, ou seja, indica uma oposição.

Exemplo: Você é retardado se está na faculdade e ainda não aprendeu isso, MAS ainda há salvação.

Pode ser substituída por: porém, todavia, entretanto, no entanto, senão, não obstante, contudo, etc. (não pode ser substituído por ‘etc’, tá? Melhor explicar que vai que a pessoa não entendeu…)

-MAIS é advérbio de intensidade.

Exemplo: Não aguento MAIS tanta gente acéfala nas faculdades.

-A GENTE é artigo definido a + substantivo. AGENTE pode ser um funcionário da polícia, uma substância que provoca reação, etc.

-CHATIADA é ironia. Quem escreve assim sabe que o correto é chatEada.

-MENAS NÃO EXISTE.

-CHINGAR está ERRADO. É Xingar!

-Gramaticalmente, somente a palavra CHUCHU é correta.

-CONCERTEZA você é uma anta se escreve junto. É COM CERTEZA!

-Lembre-se da regrinha que ‘antes de p e b, se usa m’.

-conSCiência, coinCidência, exCeÇão.

E por último, aprendamos de vez o uso da crase:

NÃO SE USA ANTES DE: palavras masculinas, medidas de distância, verbos, artigos indefinidos e pronomes, locuções formadas por palavras repetidas (ex: face a face), quando, mesmo sendo uma palavra feminina, não houver concordância (ex: Ele discursou a mulheres. Se usa crase se for “ele discursou às mulheres”) e quando se volta DE algum lugar (ex: Vou a Recife, portanto, volto DE Recife / ex: Vou à Itália, portanto, volto DA Itália).

USA-SE: antes de palavras femininas, sempre que se referir “à moda de alguma coisa”, quando se referir às horas (ex: às 2h) e antes de pronomes demonstrativos (aqueles, aquelas)

Se vocês ‘quizerem’, faço mais posts sobre isso. Aliás, o verbo querer em todas as suas formadas conjugadas, nenhuma é escrita com Z, ok?

Dica da revoltadinha: em caso de dúvida, o “você quis dizer” do Google é a solução ;D

My work here is done!

 

Comentários

comentários

CC BY-ND 4.0 Por uma internet mais alfabetizada… by Paranóia Magazine Digital is licensed under a Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.