Quizes e Testes Sempre uma coisa nova para você. Só clicar.

O democrata, a Argentina e o fantasma do bolivarianismo


A genialidade de Carlos Lacerda não pode ser aferida ou, nem ao menos, comparada. Um jornalista de visão, um político articulado e um brasileiro que, acima de tudo, amava o seu país. Dotado de uma oratória irretocável, o parlamentar, sem dúvida alguma, esteve muito à frente de seu tempo, vejam:
“[…] Estamos, no Brasil, a caminho de uma ditadura. Os programas foram substituídos por ‘slogans’. O país está sendo traído abertamente. O povo, iludido, é tangido para o nacional-comunismo.” – Carlos Lacerda, 1963
Mesmo com todos os seus defeitos, a intervenção militar de 1964 salvou o povo brasileiro de uma ditadura do proletariado, e todos os democratas sabem disso. Todavia, Lacerda não poderia imaginar que, anos depois, o Brasil passaria por mais uma turbulência em sua democracia. Cercados de países com intenções de bolivarianismo – o socialismo do século XXI, o Brasil vê a sua chance de alcançar os países desenvolvidos escapar por entre seus dedos.
Hoje, dia 18 de setembro, mais um dos nossos vizinhos se “converteu” oficialmente para o socialismo através de um projeto de lei. O projeto aprovado no congresso argentino baseia-se, basicamente, em um aumento na regulamentação das empresas no país. Como era de se esperar, o projeto foi aprovado com a finalidade de preservar os funcionários argentinos, em tempos de crise, e os consumidores, em tempos de prosperidade, algo incompatível com a situação dos nossos Hermanos. Na prática, o país se fecha para o mercado estrangeiro, os consumidores, perdem, os salários, não sobem, e a argentina se fecha para o mundo.
Objetivamente, a meu ver, existe um fantasma rondando a América Latina, um fantasma vermelho com uma longa capa escura, segurando uma foice com a mão esquerda e um martelo na “outra esquerda”. Ele é real. É contra ele que Lacerda lutava. É contra ele que devemos nos unir. E agora, mais uma vez, ele está morando ao nosso lado e ameaçando a nossa democracia.

Carlos-Lacerda

Comentários

comentários

O democrata, a Argentina e o fantasma do bolivarianismo by Paranóia Magazine Digital is licensed under a Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.