Crítica: THUNDERBOLTS*

Após suas aparições em Black Widow e Hawkeye, Florence Pugh retorna ao Universo Marvel como Yelena Belova, uma assassina implacável que se une a um time de anti-heróis em missões para o governo dos Estados Unidos. Em Thunderbolts, Yelena faz parte de uma equipe composta por ex-supervilões redimidos, prontos para agir em nome de causas controversas. Thunderbolts traz uma nova abordagem ao explorar personagens desajustados e suas lutas internas, enquanto enfrentam desafios de alto risco para o governo, misturando ação, humor e dilemas morais.

Nossa Opinião:

Ok. Vamos começar. O que você precisa saber em um primeiro instante é que Thunderbolts* é uma trama adaptada dos quadrinhos e aqui já entra uma informação: o nível de adaptação é mínimo. É a versão Marvel do “Esquadrão Suicida”, com personagens poderosos, mas instáveis e muitas vezes perigosos.

Essa é basicamente uma construção do MCU visto a quantidade enorme de mudanças que eles realizaram. São inúmeras. Tantas que eu mesmo me questiono se posso chamar isso de uma adaptação. Parece sem sentido? Eu imagino que sim. A resposta para isso está no filme e como eu tenho uma regra de não dar spoilers eu vou manter essas informações para que você venha depois ler o que escrevi e preencher as lacunas de suas dúvidas.

Como todo filme da Marvel, esse filme tem ligação direta com outros filmes e séries da empresa. Para facilitar um pouco a sua vida, eu vou destacar a presença da personagem Valentina Allegra de Fontaine, interpretada pela incrível atriz Julia Louis-Dreyfus. Aparecendo em cenas pós créditos ou em aparições em seriados, essa personagem é fundamental na construção desse filme. Essas são suas aparições no MCU:

🟣 Viúva Negra (Black Widow)2021

  • Cena pós-créditos: Valentina aparece no túmulo de Natasha Romanoff, conversando com Yelena Belova.
  • Ela manipula Yelena, dizendo que Clint Barton (Gavião Arqueiro) é o responsável pela morte de Natasha.

🟣 Pantera Negra: Wakanda Para Sempre (Black Panther: Wakanda Forever)2022

  • Valentina aparece ao longo do filme como a diretora da CIA e ex-esposa de Everett Ross.
  • Não está em uma cena pós-créditos, mas sua participação é relevante para tramas futuras — especialmente envolvendo conflitos políticos globais sobre o vibranium.

Séries do Disney+

🟢 Falcão e o Soldado Invernal (The Falcon and the Winter Soldier)2021

  • Valentina aparece recrutando John Walker, o ex-Capitão América, e o transforma no Agente Americano (U.S. Agent).

Como você pode ver, é uma construção que vem rolando há alguns anos. O que eu posso dizer sobre o roteiro em si do filme é o estabelecimento de um “vilão” para dar continuidade futura aos objetivos do MCU. Ou seja, eleger um evento para justificar a criação de outro (Algo muito comum dentro da fórmula dos filmes da Marvel). Em alguns momentos você vê claramente os clichês que filme adota possibilitando até você adivinhar os próximos passos do filme (menos a última reviravolta).

Nem por isso deixa de ser um filme divertido. Cumpre o seu papel de entreter. Para quem esperava uma inovação da velha fórmula dos filmes da Marvel, vai se decepcionar. Ela continua lá fazendo que o valor dos filmes fique sempre anexado ao final de cada um ou nas cenas pós créditos. Mesmo assim, eu ainda deixo a indicação para assistir esse filme nos cinemas. E vale lembrar que há duas cenas pós créditos.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *