Quizes e Testes Sempre uma coisa nova para você. Só clicar.

Bullying Social

bully-1Acabo de voltar de uma ótima viagem de férias no paraíso que chamo Orlando, Flórida (não, me julguem! eu tenho paixão naquele local) e presenciei fatos que me deixaram incomodados.

Estava dentro de um parque da Disney, o Hollywood Studios (já falei para não me julgarem!), na fila de um brinquedo ultra concorrido, o Toy Story Mania. Estávamos na fila e a nossa frente havia um grupo de turistas negros. Um deles, o mais velho, deveria estar entre trinta e quarenta anos, roupas da moda, nitidamente cuidava do seu corpo. Os dois mais novos não passavam dos vinte anos, todos muito estilosos.  Em determinado momento na fila, o mais velho ficou para trás e a fila andou e com ela todos nós. Como sabia que ele estava na frente e tinha ficado para trás, e estava atrás deles na fila, dei passagem para que ele passa-se novamente para o seu lugar.  Educado, ele agradeceu.

Nesse momento, aconteceu o que me intrigou. Os rapazes que estavam com ele, falaram para ele que eu de alguma forma estava “me cagando de medo por eles serem negros” [Interpretação feita por comentários deles, uma vez que sei o que eles falaram]. Risos eram escutados claramente. Na mesma hora eu voltei para as pessoas que estavam comigo e expliquei essa situação. Desatentos, por não entenderem o que se passava, falaram que a melhor coisa seria que eu deixa-se para lá.  Assim o fiz.  Para minha surpresa, o um dos jovens rapazes se aproximou de mim mais a frente na fila, com uma forma clara de intimidação e mandou o seguinte diálogo:

– E ai ? Está preparado para a montanha russa?

– Você só pode estar brincado não é? – respondi prontamente e devidamente puto.

Constrangido com a situação o rapaz voltou a ficar na dele. Não esperava aquilo.  O meu questionamento nessa situação é simples: Se eu não tivesse tratado com respeito, tivesse feito o rapaz ficar lá atrás na fila eu teria sido o “branco filho de uma puta” que se acha o maioral do pedaço e teria ficado por isso mesmo. Por ter tratado com respeito, eu imediatamente de acordo com a interpretação deles, estaria me subjugando a eles.  Fevereiro é o “Black History Month” nos Estados Unidos em que se valoriza toda a história de luta por igualdade social.  O que eu vejo é que ainda há um longo caminho para se percorrer.

Comentários

comentários

CC BY-ND 4.0 Bullying Social by Paranóia Magazine Digital is licensed under a Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.



Tags: